terça-feira, 9 de abril de 2013

Sensores de Tensão e Corrente para microcontroladores (Arduino, Pic e outros)

Neste Post irei discorrer sucintamente sobre um assunto muito importante para aqueles que, assim como eu, necessitam medir uma corrente e tensão alternada em seus projetos.


Para os leigos no assunto e que estão começando agora a trabalhar com eletricidade, irei fazer uma pequena abordagem ao problema.
Suponha que você está fazendo um projeto de automação residencial e que o seu cliente gostaria de saber a potência consumida por uma lâmpada, tal como na figura 1.

A potência elétrica é o produto da corrente pela tensão. P = V*I.

A pergunta e o ponto central deste post é a seguinte: "Como mensurar estas grandezas elétricas?"


Figura 1- Circuito exemplo

Um dos grandes desafios e também dos riscos da eletricidade é justamente o fato de não conseguirmos vê-la diretamente. Nós apenas podemos ver seus efeitos, por exemplo: a luz, o calor, o campo magnético.

Assim para podermos medir a corrente e a tensão elétrica precisamos utilizar sensores. Existem diversos trabalhos bacanas sobre estes tipos de sensores.
Em meu trabalho de conclusão de curso, optei por utilizar os sensores das figuras 2 e 3.



Figura 3 - Sensor de corrente
 
Figura 2 - Sensor de Tensão


A filosofia do circuito do sensor da figura 2 é a seguinte:

A tensão passa por um transformador abaixador de 127 para 12V, a seguir por um divisor resistivo e por final por um acoplamento AC. A tensão de saída do sensor é uma senoide com amplitude entre 0 e 5V com um offset de 2.5Volts. Assim, este sinal pode ser recebido pela entrada analógica do processador. A figura 4 contem o esquemático do sensor de tensão.

Figura 4 - Esquemático do sensor de tensão
O capacitor utilizado foi de 10uF, e as resistencias são: R1 = (10+46)k = 56k e R2 = 22k. R = 10k


Na figura 5, contem os estágios da tensão no sensor. Primeiro ela é reduzida para 12Vrms ou 17 V de pico, depois ela passa pelo divisor de tensão ( Vo = (R2/(R1*R2))*VI) e por final é adicionado o offset. 




Figura 5 - Etapas do sensor


O sensor de corrente (figura 3) utiliza um CI (circuito integrado) de efeito Hall. (Hall foi um cientista que descobriu que regiões positivas e negativas são criadas dentro de um fio quando este está que está sendo percorrido por corrente elétrica é imergido em um campo magnético.)

Optei por comprar uma plaquinha pronta. Ela contem 5 pinos: 2 para corrente da carga e outros 3 para os sinais (+5V, Vout, GND).

O CI utilizado é o ACS 712. A grande vantagem deste ci é que ele isola eletricamente o circuito e protege o seu microcontrolador. Além disso ele já fornece uma saída de tensão senoidal com offset de 2,5 Volts. Assim este sinal pode ser aplicado diretamente nos terminais da entrada analógica do seu microcontrolador.



Bem, Assim que for possível postarei as formas de onda obtidas dos sensores!



Por Enquanto é Só!

Obrigado pela atenção!



Referências: 






Datasheet acs712 https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&sqi=2&ved=0CDEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.allegromicro.com%2F~%2FMedia%2FFiles%2FDatasheets%2FACS712-Datasheet.ashx&ei=3LVkUaCiI4GK9QTotYHIBQ&usg=AFQjCNG8Ps3cR0EkgfoM3ZNSpXLpyj7gZg&sig2=4WOo1CrtdZidPfc1GX97LQ&bvm=bv.44990110,d.dmQ



15 comentários:

  1. Boa noite Thiago, achei bem legal esse seu post, explicando de maneira simples e prática os dois tipos de sensores. Gostaria de saber se por acaso vc não tem o esquema elétrico dessa placa onde o CI ACS712 está integrado. Já procurei por vários sites e não encontrei, somente encontro o datasheet do CI. Desde já agradeço, Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no datasheet tem o esquema do ACS712 como deve ser ligado!!!

      Excluir
  2. Bem, Boa noite!
    Não tenho o layout da placa com o sensor de corrente. Entretanto pesquisei no datasheet e percebi o seguinte:

    Na página 1 tem uma figura "Typical application". Nela, tem dois capacitores de 0.1uF. Estes capacitores provavelmente devem ser os capacitores C1 e C2 da plaquina.

    Já a resistência e o led estão associados juntos em série para a indicação de que o circuito está funcionando. Provavelmente eles estão ligados no pino Vout


    Espero que tenha ajudado!

    Boa sorte com o seu projeto.

    ResponderExcluir
  3. olá preciso automatizar um painel com propagandas parecido com o do link; https://www.youtube.com/watch?v=YuRpqzu2DAA
    Poderia me adudar no desenvolvimento desse projetinho? A parte técnica mecânica produzimos tudo, precisamos da parte lógica: automatização. Meu whats 13 99725-5946

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza podemos conversar sobre seu projeto. Você já sabe os sensores que vai utilizar?

      Excluir
    2. Por favor me envie um email para thiagoborba90@gmail.com

      Grato

      Excluir
  4. bom dia/tarde/noite.

    Existe algum sensor tensao trifasico para arduino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gerson, particularmente, eu nunca vi nenhum sensor de tensao trifasico. Mas, uma opcao seria voce usar tres circuitos monofasicos e montar o seu sensor trifasico.

      Excluir
  5. ola, estou fazendo isso no meu tcc, porem nao sei qual a programação eu posso colocar no arduino para conseguir ler essa senoide que fica entra 0 e 5v.
    poderia me passar o codigo por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, boa tarde.
      Me desculpe a demora pela reposta.
      Este circuito pode ser conectado diretamente ao adc do seu arduino. Me lembro que uma das maiores dificuldades de meu projeto foi que o arduino levava muitos ciclos de clock para calcular o valor RMS. Entao, o meu orientador e eu fizemos uma amostramos 16 amostras, fizemos o modulo, e calculamos o valor rms a partir disso. Ficou razoavelmente preciso.

      Excluir
  6. caro amigo estou precisando de ajuda em um projeto.
    tenho uma transformador que sai 50 volts que passa por um relê de estatos sólidos, depois de acionado vai em uma resistência .
    o meu problema é que não sei quando a resistência se rompe.
    Você tem alguma ideia como posso descobrir quando essa resistência rompê e mandar e uma das suas placas mandar um sinal pra meu clp tipo um relê qua se fecha e manda um sinal.
    vc consegue montar essa placa ?
    andredaltro2020@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. caro amigo estou precisando de ajuda em um projeto.
    tenho uma transformador que sai 50 volts que passa por um relê de estatos sólidos, depois de acionado vai em uma resistência .
    o meu problema é que não sei quando a resistência se rompe.
    Você tem alguma ideia como posso descobrir quando essa resistência rompê e mandar e uma das suas placas mandar um sinal pra meu clp tipo um relê qua se fecha e manda um sinal.
    vc consegue montar essa placa ?
    andredaltro2020@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Não entendi porque você fez R1xR2, divisor de tensão não seria ( Vo = (R2/(R1+R2))*VI)?

    ResponderExcluir
  9. Voce utilizou alguma plataforma pra simular? Tentei repetir o experimento no software multsim porem não consigo chegar no valor de tensão de saida (5V de amplitude e ofsset de +2,5 V)

    ResponderExcluir