segunda-feira, 8 de abril de 2013
Chopper Ac Trifásico! Um sistema de partida de motores elétricos!
Um motor elétrico é um sistema que converte energia elétrica em energia mecânica. Desde a sua invenção, no fim do século 19, ele tem sido amplamente utilizado pela humanidade.
Eles estão presentes em nossos aparelhos eletro-eletrônicos, nos eletrodomésticos e principalmente nas indústrias.
Quando um motor desligado e o mesmo é energizado, nos instantes iniciais circula - se pela rede de alimentação uma grande quantidade de energia elétrica. Isto ocorre devido à grande inércia que o motor precisa vencer para entrar em movimento e atingir a sua velocidade de operação.
Nos instantes de energização, esta grande quantidade de corrente circula pela rede elétrica causa diversos problemas à qualidade da energia elétrica.
Por exemplo, em nossas casas, quando alguem energiza um liquidificador ou uma lavadoura de roupas e a lampada muda o brilho, isto é um defeito de qualidade de energia elétrica.
Quando estamos em uma indústria e algo do tipo acontece, podem ocorrer grandes prejuízos financeiros. Por exemplo se durante uma energização de um motor o computador que controla um braço robótico pare de funcionar...
Para evitar que grandes quantidades de energia sejam demandadas num único instante de tempo existem dois grandes grupos de sistemas para a partida de motores: os analógicos (leia-se manuais) e os eletrônicos.
Os sistemas manuais são mais antigos, embora ainda sejam muito utilizados. Eles conciliam uma boa solução e muitas vezes de baixo custo.
Por exemplo: chave delta estrela, chave compensadora.
Uma desvantagem destes sistemas é o desgaste físico.
Os sistemas eletrônicos de partida de motores são aqueles que como o próprio nome sugere, utilizam chaves eletrônicas em sua operação.
São eles: os soft starters e os inversores de frequência.
Os soft-starters utilizam triac em sua operação. Estes sistemas são bastante eficientes. O controle da tensão é realizados atraves da variação do angulo de disparo do semicondutor.
E o inversor de frequência transforma a tensão alternada em contínua e posteriormente converte a tensão contínua em alternada. Mas desta vez a tensão tem frequencia e amplitude variáveis.
Os inversores são a melhor opção quando deseja-se ter uma partida suave e o controle de velocidade dos motores de indução.
Mas, para aplicações onde deseja-se apenas controlar a partida, eles tornam -se caros.
Por isto que estou desenvolvendo um sistema de partida para motores elétricos de baixa potência.
O sistema basicamente consiste em chavear em alta frequência a energia alternada e controlar o nível de tensão através da razão entre o tempo que a chave fica aber ou fechada.
Este sistema chama - se Chopper Ac. Por meio de chaves operando em alta frequência, o sistema consegue regular a quantidade de energia disponível para a carga.
Vamos por partes.
Imagine, por exemplo que a carga seja um conjunto de lampadas.
Com o meu trabalho seria possível controlar o brilho das lampadas de 0 a 100%, por exemplo.
Nossa... quanta coisa!!
Falei sobre motores, qualidade de energia, sistemas de energização de máquinas, eletrônica, circuitos elétricos, e garanto que ainda tem muito mais coisas envolvidas!!
No próximo post, continuarei comentando mais sobre o meu trabalho de conclusão de curso! Vou postar algumas fotos e detalhar melhor o que estou fazendo!
Um abraço!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário